
Tomadas de decisões estratégicas são necessárias, posicionam a sua empresa para o futuro e mantêm o desenvolvimento contínuo do seu negócio. Mas como trabalhar com tantas incógnitas e incertezas do mercado, e escrever um projeto com o menor risco de falhas? Pesquisando.
A pesquisa é uma imagem, uma foto, o registro do momento da sua empresa, do mercado, ou de qualquer outra circunstância que precise ser estudada para o desenvolvimento de um projeto estratégico ou ação pontual de marketing. Este recurso ajuda a organizar os dados recolhidos de forma sistemática e traça significados para a empresa. Ou seja, é uma janela aberta que evita que você tome decisões erradas.
A maior parte das empresas utiliza este recurso para mensurar dados em momentos de crise. Vejo como adequado desenvolver um trabalho contínuo. Afinal, o que é melhor? Realizar uma refeição ou várias por dia? A regularidade no processo de pesquisa é eficiente e evita surpresas para a empresa.
Existe custo, mas dependendo da ação ou do risco, a pesquisa passa a ser investimento. Imagine um minimercado que está em pleno crescimento, precisando de um novo endereço, pois o espaço não é suficiente e a localização não é privilegiada. Mas surge uma oportunidade interessante, numa região visada e próxima. O novo espaço garante melhores condições de trabalho para toda a equipe e os produtos, que antes eram colocados de forma inadequada, podem ser alocados adequadamente. Parece que este é o momento certo para mudança; será?
Impressionado, o empresário corre e monta toda a estrutura. As expectativas são as melhores possíveis, já que agora ele pode oferecer um serviço de qualidade para os seus clientes. Alguns meses depois do lançamento ele percebe que as vendas diminuíram e o seu negócio corre risco de fechar. Como a estrutura segue o nível dos mercados locais, o preço foi mantido e várias ofertas foram lançadas, o público, no seu ponto de vista, segue a linha do negócio. Qual o problema?
É comum dizer que o problema do mercado é a queda das vendas, mas este é um dos sintomas. Podemos comparar com uma dor de cabeça. A dor ocorre na cabeça, mas na verdade o problema esta no uso inadequado dos óculos. Se o comerciante tivesse feito uma avaliação local das possibilidades de alocação de um novo estabelecimento, perceberia que os habitantes da região não tinham o hábito de comprar produtos ligados à linha do mercado em pouca quantidade. Compravam em supermercados semanalmente para toda a família.
É claro que outros sintomas seriam descobertos e, com certeza, após a aplicação dos questionários e avaliação dos riscos, o empresário pensaria duas vezes antes de fazer alguma coisa.
Em suma, pesquise, entenda, conheça e organize as informações antes de tomar decisões estratégicas, das quais possa se arrepender.
1 comentários:
Qualquer bom empresário deveria saber da importância da pesquisa.
Pesquisar sobre é sempre recomendável em qualquer situação, afinal quando se pesquisa é possível descobrir todos os pequenos detalhes que juntos podem virar um grande problema ou um grande negócio.
Sempre pesquise, é o que digo!
Postar um comentário