quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Gerar valor usando um blog. (1ª parte)




Vivemos num mundo altamente competitivo e colocar a empresa na internet virou necessidade, mas a proposta do Blog vem para diversificar seu mix de negócios e deve ser compatível com a missão da empresa.

Conheço vários blogs corporativos, a maior parte de grandes e médias empresas. Muito difícil encontrar algum “corajoso”, de pequena empresa, que se aventure no meio virtual e crie uma atmosfera de valor para o seu cliente. Fornecer conteúdo relevante, entre outras tarefas, não é um trabalho fácil, mas necessário.

Dedico este espaço para contribuir com algumas dicas aos empreendedores que procuram alternativas viáveis, para esse meio.


1º Passo - Pesquisa

Antes de qualquer coisa, pesquise. Navegue na internet, conheça outros blogs, entenda o meio, a linguagem, as imagens, entre outras particularidades do mundo virtual. Conhecer o ambiente de outras empresas e categorias de negócio contribui com o raciocínio competitivo.

No segundo momento, centralize os esforços nos blogs direcionados à sua área. Agora a pesquisa ganha outro rumo, passa a ser um momento de atualização e coleta de informações. Entenda a percepção estratégica e como foi direcionada a lógica dos posts, ou seja, resgate o melhor de cada espaço, pesquise.
Como encontrar estes sites?

Utilize ferramentas de busca e pesquise no alexa.com e blogblogs.com.br.


2º Passo – Posicionamento

Para alcançar vantagens competitivas diante de tantos agentes virtuais é necessário achar uma proposta única de valor para o seu cliente. Este posicionamento se difere dos demais concorrentes e acentua sua imagem competitiva no meio.

Pense e repense. O que eu posso fazer e será útil para o meu mercado-alvo? Os meus clientes procuram este assunto na internet? Este assunto está ligado ao meu produto ou serviço? Existe bastante material de consulta para dar continuidade ao projeto?

Não esqueça: simplesmente apresentar produtos ou serviços pode ser arriscado, ou você costuma entrar em blogs e passar horas lendo sobre estes assuntos? O seu cliente procura interação, entretenimento, conhecimento, entre outros.

Achou uma ideia vantajosa? Realize uma pesquisa de opinião. Este é o melhor momento para avaliar o que o seu público, em geral, vai achar da sua posição. Aceite as críticas e reavalie o seu projeto, caso necessário.

Continua...

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