Pode parecer estranho, mas é possível. Mesmo sendo uma das características a intangibilidade, que impossibilita o tratamento e o contato direto, diferente do produto, o serviço, que é o gerenciamento de etapas em um espaço de tempo, pode ser trabalhado em vários aspectos que agregam valor ao processo como um todo.
Em primeiro lugar, é necessário identificar como o cliente percebe o serviço prestado para eliminar pontos desnecessários e otimizar os esforços nos lugares certos. O post “Momentos da verdade” pode ajudar na identificação destes momentos.
Em seguida, quatro aspectos devem ser analisados e trabalhados com muito cuidado. Se possível, por empresas especializadas.
Ambiente Físico: a iluminação, vitrine, cores, sons, aromas, crowding e higiene são alguns dos aspectos que devem ser trabalhados minuciosamente por profissionais da área para criar um ambiente compatível com o seu negócio.
Preço: o preço segue vários aspectos subjetivos e envolve variáveis que serão detalhadas em outro momento, mas é preciso lembrar que preços altos são sinônimo de boa qualidade, e altos demais, sinônimo de exploração. Preços baixos lembram boas oportunidades e muito baixos, de segunda linha.
Pessoas: alguns aspectos comportamentais e técnicos devem ser lembrados, tais como: aparência, quantidade de funcionários, atitude, know-how dos prestadores, higiene entre outros.
Comunicação: todo mix de comunicação é importante: propaganda, promoções, força de vendas, site, personagens e símbolos, pesquisas e testemunhais, prêmios e certificações, identidade visual, material impresso e outros.
O trabalho destes pontos muda a forma de visão do cliente em relação ao serviço prestado e, com certeza, agrega valor ao seu negócio como um todo.
Em primeiro lugar, é necessário identificar como o cliente percebe o serviço prestado para eliminar pontos desnecessários e otimizar os esforços nos lugares certos. O post “Momentos da verdade” pode ajudar na identificação destes momentos.
Em seguida, quatro aspectos devem ser analisados e trabalhados com muito cuidado. Se possível, por empresas especializadas.
Ambiente Físico: a iluminação, vitrine, cores, sons, aromas, crowding e higiene são alguns dos aspectos que devem ser trabalhados minuciosamente por profissionais da área para criar um ambiente compatível com o seu negócio.
Preço: o preço segue vários aspectos subjetivos e envolve variáveis que serão detalhadas em outro momento, mas é preciso lembrar que preços altos são sinônimo de boa qualidade, e altos demais, sinônimo de exploração. Preços baixos lembram boas oportunidades e muito baixos, de segunda linha.
Pessoas: alguns aspectos comportamentais e técnicos devem ser lembrados, tais como: aparência, quantidade de funcionários, atitude, know-how dos prestadores, higiene entre outros.
Comunicação: todo mix de comunicação é importante: propaganda, promoções, força de vendas, site, personagens e símbolos, pesquisas e testemunhais, prêmios e certificações, identidade visual, material impresso e outros.
O trabalho destes pontos muda a forma de visão do cliente em relação ao serviço prestado e, com certeza, agrega valor ao seu negócio como um todo.
1 comentários:
Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.
- Daniel
Postar um comentário