quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Monitore o crescimento virtual da sua empresa


A internet é o meio mais fácil e barato para criar relacionamento com os clientes. Mas como avaliar o investimento/retorno? Como entender o impacto da ação? Testar hipóteses? Saber o que estão falando da sua marca? Ou, até mesmo, entender as tendências do mercado ou dos seus consumidores?

Em primeiro lugar, planeje e desenvolva estratégias para a sua empresa na internet. Selecione as mídias, analise o macro ambiente comunicacional, organize o cronograma, entre outras medidas de planejamento. Em seguida vem a produção de conteúdo. Crie perfis de apoio dentro das redes sociais, canais para compartilhamento de conteúdo e microbligging, produza conteúdo textual, imagético e audiovisual.

No momento do relacionamento é necessário identificar os usuários mais relevantes do canal, incentivar a participação, responder os comentários, ou seja, interagir com o ambiente. Esse movimento é de suma importância para que todo bloco de comunicação seja aceito pelo meio como algo comum.

Agora, monitore e analise. Nada vale ter uma ação bem executada desprovida de números para quantificá-la e qualificá-la. Entender os dados de alcance, tais como o aumento do número de seguidores ou até mesmo visualizações de vídeos; engajamento, que engloba tópicos/mês em comunidades, participantes ativos, entre outros; influência, que leva em consideração o escore kloute, devem ser recolhidos, sistematicamente, e analisados no delineamento de novas ações para otimização estratégica.

Para isso, é necessário usar algumas ferramentas. De arquivamento de informações para o armazenamento e cálculos (ex. Google docs), softwares de rastreamento, análise de dados e estatísticas de websites (ex: Google Analytics), sistema de monitoramento de menções na internet (ex: Scup), mensuração de conteúdo em mídias colaborativas (PostRank), análise de alcance, rede e amplificação de perfis (Klout).

O TweetReach e o TwitterAnalyzer servem para mensurar dados relevantes na plataforma do Twitter. Com estas ferramentas é possível analisar os dados dos perfis, menções, e alcance potencial de tweets sobre assunto ou perfil.

O YouTube Insight e o Facebook Insight são ferramentas internas e ajudam nas análises quantitativas.

Assim, dados como exibições de página, visitas, média de retorno, taxa de interação, tempo médio, mensagens enviadas, entre outras informações relevantes, podem ser estudadas e, a partir dos resultados, formular estratégias com maior chance de acerto para o seu negócio.

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