Noite de festa. Convites disputados a tapa. Apenas seis felizardos foram escolhidos na agência para participar da entrega do Prêmio Colunistas 2010 (16 de dezembro de 2010). A agitação era grande e o evento prometia ser dos mais divertidos. Tudo corria bem e sem imprevistos. Até a exibição da peça que levou prata na categoria Anúncio do Ano, criação da Agência Arcos.
Seria apenas uma propaganda criativa, mas chamou a atenção de alguns membros da agência por ser um tanto quanto familiar. Sabe aquela sensação de “eu já vi isso em algum lugar”? Foi aí que o diretor de criação lembrou exatamente o que seria a fonte da tal peça: o portfólio de um dos diretores de arte da sua equipe.
Álvaro Capute, poucos meses antes, havia exibido aos colegas um anúncio produzido para o Uniceub. A peça teve veiculação apenas interna e estampava a foto de uma bola de basquete, na qual se percebe algo semelhante ao esboço do Plano Piloto. O anúncio apresentado pela Arcos utiliza uma imagem muito parecida e foi feito para o BRB em homenagem ao time de basquete patrocinado por ele.
Fica a dúvida, a agência teria copiado descaradamente uma ideia boa, mas pouco divulgada? Ou foi apenas uma coincidência que deixou o diretor de arte triste e feliz ao mesmo tempo? Comemorou o reconhecimento de sua obra, mas lamentou não ter levado o mérito por ela. Sem um veredito final – que talvez seja impossível – coube a ele repetir aquela velha frase como um mantra: só se copia o que é bom.
Seria apenas uma propaganda criativa, mas chamou a atenção de alguns membros da agência por ser um tanto quanto familiar. Sabe aquela sensação de “eu já vi isso em algum lugar”? Foi aí que o diretor de criação lembrou exatamente o que seria a fonte da tal peça: o portfólio de um dos diretores de arte da sua equipe.
Álvaro Capute, poucos meses antes, havia exibido aos colegas um anúncio produzido para o Uniceub. A peça teve veiculação apenas interna e estampava a foto de uma bola de basquete, na qual se percebe algo semelhante ao esboço do Plano Piloto. O anúncio apresentado pela Arcos utiliza uma imagem muito parecida e foi feito para o BRB em homenagem ao time de basquete patrocinado por ele.
Fica a dúvida, a agência teria copiado descaradamente uma ideia boa, mas pouco divulgada? Ou foi apenas uma coincidência que deixou o diretor de arte triste e feliz ao mesmo tempo? Comemorou o reconhecimento de sua obra, mas lamentou não ter levado o mérito por ela. Sem um veredito final – que talvez seja impossível – coube a ele repetir aquela velha frase como um mantra: só se copia o que é bom.
16 comentários:
Brincadeira.
Parabéns pelo prêmio Capute, você merece!
abraço.ai
Não é porque é meu amigo, não, mas o ângulo da sua foto ficou melhor, Capute.
Abração!
sem comentários
Um prêmio só pode ser chamado de prêmio quando é dado à pessoa de direito. Neste caso, utilizar-se de uma ideia já existente e beneficiar-se dela deveria ser motivo de vergonha.
Você, sem sombra de dúvidas há quatro anos atrás quando criou sua arte, já mostrou o quão original e criativa ela era, tanto que passados os quatro anos, "alguém", precisou apossar-se de sua criação querido Àlvaro Capute, para ser notado. Já você não, tem sua marca, sua essência, isso pode até ser cobiçado, mas nunca copiado, pois essa característica só você possue e é o que te torna único e especial do jeito que és.
Já te dei algumas sugestões para mostrar a nossa ignação quanto a este fato, CAPTURARAM sua ideia, mas não a admiração, respeito e valor que só o CAPUTE tem. Pode não ter sido desta vez, mas eu te garanto, sua hora de brilhar está se aproximando, e não será meramente um prêmio de prata, será o ouro, pois é isso que você merece. Beijos...
Capute, como eu havia falado antes, o mérito é todo seu!!
Você é brilhante!
Saudades...
Interessante o que a falta de criatividade e de profissionalismo é capaz de fazer.
Copiam mas não igualam!
Prêmio pra eles mas mérito seu!
Capute,Parabéns pelo SEU prêmio.
A sua cesta foi de três!
A deles...toooco de Capute.
Aproveita e avisa pra quando forem copiar de novo, pelo menos citar a fonte...
Putz, concordo com todos os outros comentários acima... e detalhe, cara que foto horrivel que ficou! Parabéns pelo trabalho.
Trabalho com comunicação visual há 25 anoos, mas sou publicitário por formação. Foi uma chupação descarada da sua peça.
plágio
Vai ser cara de pau la na pqp!
assim fica fácil... apresenta uma ideia que ja foi pensada, produzida e aprovada muda o ângulo sem perder o verdadeiro conceito e a reapresenta para o mesmo cliente após 4 anos!
Fala Capute,
Concordo com o Guilherme que a sua foto tá melhor que anúncio do BRB.
E pode ter certeza que as suas ideias também velho!
Você ainda vai muito mais longe do que um Colunistas!
Parabéns e Feliz Natal!!!
=)
Kaká Guimarães
Quando uma ideia é muito boa, sempre aparece alguém para copiá-la. A criatividade é para os que vivem seu tempo, seu momento, sua vida, com força, coragem, cor! Um grande abraço e parabéns!
me desculpe...
mas plágio é quando uma pessoa se ultiliza da obra da outra visando lucro, e isso não foi feito. Mas a sua foi melhor executada!
Realmente se parecem muito, mas como dito, se foi divulgação interna como poderiam ter copiado? ps. a primeira peça tem uma direçãozinha de arte bem fraca heim...
Não esqueça, nessa época eu era estagiário, não dominava todas as ferramentas e o meu senso crítico não era dos melhores. Outra coisa, recebi uma ligação da Arcus e abri espaço para o argumento da empresa no meu blog. Acho importante ouvir o outro lado. E gente, a peça foi veiculada aqui em Brasília e a ideia foi premiada.
éééé... Capute, me lembro de estar no computador ao lado aprendendo a mexer no Corel o que? 12 eu acho, quando vc criou essa peça. A criatividade sempre foi teu marco meu velho. Alguém querer falar sobre direção de arte é brincadeira né? Estávamos no 4º semestre de faculdade e nem aula de direção de arte tínhamos cursado ainda. Grande abraço!!
Dudu! Valeu, cara. Realmente, as condições de criação eram bem fracas, mas, mesmo assim, a galera conseguia criar um material legal. Abs
Postar um comentário